Bloop: o som desconhecido do oceano

Sabendo que apenas 5% do oceano foi explorado até hoje, é fácil dizer que não sabemos o que o oceano guarda para nós em suas profundidades. A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (National Oceanic and Atmospheric Administration ou NOAA) detectou um som de frequência ultra-baixa extremamente poderosa que veio do fundo do oceano várias vezes durante o verão de 1997. O som foi nomeado de Bloop e sua continua sendo um mistério.

A localização de onde veio é de algo em torno de 50° S 100° W (América do Sul, costa sudoeste), detectado por equipamentos da Marinha dos Estados Unidos originalmente instalado para detectar submarinos nucleares da União Soviética.

É afirmado frequentemente que o som possa ter vindo de uma criatura viva, sendo que esta visão é geralmente dita pelos pesquisadores da área da criptozoologia e não é popular entre os cientistas. Sabe-se que se o som veio de um animal e, por mais potente que seja o som, não veio de uma baleia azul pois a criatura teria que ser várias vezes o tamanho de uma baleia azul para que reproduzisse o som.
Teoricamente, o Bloop poderia ser produzido por uma máquina. A frequência é possível, mas o volume seria mais difícil de produzir. Um submarino nuclear é uma hipótese possível: quando um submarino submerge ou ressurgir cumpre ou serve como lastro. O tempo de enchimento desses reatores pode durar entre 30 segundos a um minuto.

O som aumentava rapidamente na frequência durante cerca de um minuto e foi de amplitude suficiente para ser ouvida em vários sensores, a uma distância de mais de 5.000 km. Concluindo: com 95% dos mares inexplorados, o que sabemos até agora da imensidão chamada de oceano é considerado bem pouco, quem sabe não há um animal aquático maior que uma baleia azul escondido nessas profundidades? O som é verdadeiro e é possível ouvi-lo aqui:



Referências: [Wikipédia], [Verdade Mundial]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.